segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Eu, Tonya

"Eu, Tonya" é dirigido por Craig Gillespie e protagonizado por Margot Robbie, Allison Janney e Sebastian Stan. O filme é inspirado na vida e carreira de Tonya Harding, a primeira mulher americana na patinação artística a completar a manobra 'Axel triplo' em grandes competições.
 
O principal acontecimento do enredo é o ataque planejado pelo marido de Harding a sua colega Nancy Kerrigan, na tentativa de ser a número um na modalidade. Dificuldades, fama, glória e decadência, todos os clichês sobre feitos esportistas estão aqui. No entanto, o que faz de "Eu, Tonya" ser interessante é a vida conturbada da protagonista que foi criada por uma mãe ranzinza, boca suja e grosseira e, depois, se casou com um homem que a agredia. 

Apesar de o tal plano ter sido narrado de uma maneira um pouco confusa, há vários pontos positivos na produção: o ótimo humor mordaz do roteiro que brinca com a inconsequência das ações dos personagens; a edição criativa (com suas idas e vindas no tempo); a quebra da quarta parede que contribui com a irreverência do filme e a boa fotografia que se destaca pelos vários 'mini planos sequências' sobretudo nas performances convincentes de Robbie na patinação.
 
A direção de Gillespie é assertiva ao optar pelo gênero da tragicomédia e pela forma com que conta a história. O formato por meio de flashbacks oriundos de pseudo entrevistas, além de manter a atmosfera descontraída, nos contagia para sabermos os novos fatos que estão por vir. Destaque para as atuações poderosas de Margot Robbie e de Allison Janney.
 
Eu, Tonya (I, Tonya)
2017, EUA – 120 minutos
Drama / Comédia
Direção: Craig Gillespie
Roteiro: Steven Rogers
Elenco: Margot Robbie, Allison Janney, Sebastian Stan, Paul Walter Hauser, Bobby Cannavale
Cotação: * * * *