sábado, 27 de janeiro de 2018

O destino de uma nação

"O destino de uma nação", dirigido por Joe Wright ("Orgulho e Preconceito"), conta uma parte da história política de Winston Churchill, o Primeiro Ministro da Grã-Bretanha que tentou costurar um tratado de paz com a Alemanha Nazista de Hitler em plena Segunda Guerra Mundial. Além disso, ele também foi o responsável ao iniciar a Operação Dínamo, que resgatou mais de 300 mil soldados britânicos na praia de Dunkirk, na França.
 
A competência técnica da produção é de cair o queixo, principalmente no que diz respeito a reconstituição de época, com ótimos figurinos e cenários, na direção criativa de Joe Wright e na espetacular fotografia de Bruno Delbonnel. Delbonnel, inclusive, faz interessantes contrastes entre luz e sombra, enquadramentos de câmera que transpiram algum lirismo (ao retratar o encurralamento do protagonista) e muitos planos isométricos que fazem os espectadores se deslumbrarem com os ambientes melancólicos da Grã-Bretanha.
 
O grande destaque, no entanto, é a atuação monstruosa de Gary Oldman. Embora esteja embaixo de muita maquiagem (que por sinal é excelente),  o ator trabalha a caracterização de Winston Churchill de uma forma incrível! Os trejeitos, o sotaque, o comportamento, o modo de andar e falar estão impecáveis. Oldman faz o personagem ser verossímil mesmo não tendo um desenvolvimento prévio sobre sua forte personalidade.
 
Entretanto, nem tudo são flores. "O destino de uma nação" possui um roteiro confuso. Ainda que tenha alguns bons diálogos e discursos emblemáticos pontuais, o texto que precede as principais decisões do personagem é frágil. Falta uma inspiração melhor do roteiro para construir uma ideologia coerente e convincente. Pelo menos, houve coesão na introdução do clímax, em que vemos a veia populista de Churchill aflorar na narrativa de maneira notável.
 
O curioso é que "O destino de uma nação" foi lançado alguns meses depois de "Dunkirk", de Christopher Nolan. Ambas as produções estão no mesmo cenário. Enquanto uma apresenta os bastidores das decisões políticas da Grã-Bretanha na Segunda Guerra Mundial, a outra está na frente de batalha mostrando o drama dos soldados britânicos encurralados na França a espera de resgate. O legal é que um filme complementa o outro mesmo sendo de gêneros diferentes.
 
O destino de uma nação (Darkest Hour)
2017, GRA - 104 minutos
Drama
Direção: Joe Wright
Roteiro: Anthony McCarten
Elenco: Ben Mendelsohn, Gary Oldman, Kristin Scott Thomas, Lily James, Samuel West, Stephen Dillane, Annarie Boor, Charley Palmer Rothwell
Cotação: * * *