quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha

Histórias reais adaptadas para o cinema atiçam a curiosidade do espectador sobre acontecimentos pouco conhecidos. Quando esses fatos envolvem alguma realeza, os filmes costumam ser interessantes, principalmente por retratarem a beleza monarca, os costumes e os comportamentos de determinadas épocas.
 
Em “Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha” não é diferente. O longa, dirigido por Stephen Frears, é baseado em eventos verídicos escritos por Abdul Karim (e resgatado um século depois pela jornalista Shrabani Basu), um carismático indiano que foi convidado para participar do Jubileu de Ouro da Rainha britânica Victoria (50 anos de reinado), em 1887. O jovem, com a tarefa de entregar uma medalha comemorativa do seu país para sua governante (na época, a Índia ainda fazia parte do Império Britânico), chama a atenção da Imperatriz com quem vive uma bela amizade.
 
É curioso observar que a atriz Judi Dench interpreta a Rainha Victoria pela segunda vez. Anteriormente, ela viveu a mesma personagem em “Sua Majestade, Mrs. Brown”, de 1997. Dench, inclusive, é uma expert em representar majestades no cinema. Não é a toa que seu desempenho como Rainha Elizabeth lhe rendeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante por “Shakespeare Apaixonado” (1999).
 
Judi Dench, que tem performance irretocável, nos entrega uma Victoria de 81 anos passando por um drama existencial. Amarga, ranzinza e cansada do seu dia-a-dia, ela economiza gestos, fala pouco e se comunica com fortes olhares (que dizem tudo). A inocência e a curiosidade de Abdul despertou nela um interesse improvável de conhecê-lo. Com isso, ela ganhou uma sobrevida espiritual em seus últimos dias ao desabafar angústias, compartilhar ensinamentos e estreitar as diferenças culturais e religiosas.
 
Abdul, por sua vez, de atuação serena de Ali Fazal, se mostrou uma pessoa inteligente, culta,  respeitosa e confiável. Sua presença constante ao lado da Rainha como um confidente intrigou e incomodou todos os palacianos, principalmente por ser um muçulmano e, também, por ter sido capaz de renovar o ânimo de Victoria que passou a ver o mundo de uma maneira diferente.
 
Todo esse relacionamento é dirigido de forma sensível, sóbrio e levemente bem humorado por Stephen Frears ("Philomena"). Além dos belíssimos figurinos e cenários impecáveis, o filme ainda se destaca por ter um roteiro equilibrado (escrito por Lee Hall) que contextualiza assuntos sociopolíticos do passado que ainda são amplamente criticados nos dias de hoje, como o preço do poder, o racismo e a intolerância.
 
“Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha” é mais um exemplar que levanta a bandeira da diversidade. O longa merece ser apreciado, não só por sua beleza ou por seu conteúdo crítico, mas por seu exercício de contrapontos entre duas personalidades que possuem status distintos e diplomacias admiravelmente próximas.
 
Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha (Victoria and Abdul)
2017, GRA/IRL - 111 minutos
Drama
Direção: Stephen Frears 
Roteiro: Lee Hall
Elenco: Ali Fazal, Judi Dench, Michael Gambon, Olivia Williams, Adeel Akhtar, Eddie Izzard, Fenella Woolgar, Jonathan Harden
Cotação: * * * *